Want your
own Fotopage?












 
ÔNIBUS EM DEBATE

By: ONIBUS EM DEBATE Edvaldo Goncalves

[Recommend this Fotopage] | [Share this Fotopage] | [Track this Fotopage]
View complete fotopage

Sunday, 7-Jun-2009 01:57 Email | Share | Bookmark
LEMBRANÇAS DO RIO DE JANEIRO IV

 
GARAGEM DA ESTRELA AZUL
LINHA 230 RODOVIÁRIA X BOCA DO MATO
MADUREIRA EM 1979
RUA PRUDENTE DE MORAIS EM 1974
RUA URANOS, RAMOS EM 1959
PÇA.CRISTIANO OTONI - CENTRO - RIO, DÉCADA DE 70
DESABAMENTO DO ELEVADO PAULO DE FRONTIN EM 1971
Continuando a série de fotos com lembranças da cidade do Rio de Janeiro, focamos as imagens abaixo :
PÇA.CRISTIANO OTONI - DÉCADA DE 70

DESABAMENTO DO ELEVADO PAULO DE FRONTIN EM 1971

MADUREIRA EM 1979





Não lembro aonde, mas, vi uma foto publicada em jornal ou um arquivo de TV em reprise em que se mostrou o número de ordem e terminava em xx056 nesse acidente lamentável que ocorreu em 1971. Sun 7-Jun-2009 03:50
Posted by:Marcelo
Marcelo, aquele onibus esmagado que vc viu na televisao e que esta na foto era um Onux da Alpha-48056. Pelas cores dava pra ver qual era a empresa. Sun 7-Jun-2009 15:34
Posted by:mauricio
Grande Ed!!!!!! meus parabens pela atualização de 1ª categoria, voltando ao passado do RJ que eu não conhecia. Sun 7-Jun-2009 19:38
Posted by:André Luiz Gomes de Souza
Demais imagens, perfeito!!! O Ed este 125 E.Ferro - Gal Osorio (Viaçao Uruguai???isto?) E lindao o Madureira Candelaria ( 355 )ao lado. Vc sabe resgatar historias parabens!!!!! E volto nos anos 70, qdo iamos as compras de fim de ano (mãe e irmaos)a Madureira e voltavamos de 725 -Cascadura -Pompeia (Andorinha). Com certeza aqui de Vitoria- ES, eu retorno saudosta ao RIO muitas vezes. Obrigao por todos os registros! Felicidades.
Pedro - VIX - ES
Sun 7-Jun-2009 21:12
Posted by:Pedro Brum ppfbrum@yahoo.com.br
Amigos,
Na foto de Madureira, em primeiro plano, podemos ver um Ciferal "Leme", fazendo a linha 650 Eng.Novo x Mal.Hermes, ainda na Viação Estrela de Prata.
Sun 7-Jun-2009 22:18
Posted by:Edvaldo Gonçalves edvaldo1962@globo.com
Caro Pedro, te agradeço as palavras.
Exatamente. Nesta época, a linha 125 era Estrada de Ferro x General Osório, explorada pela Transportes Uruguai.
Na foto que você menciona, podemos observar parte da lateral de um Metropolitana Ipanema, pertencente à também extinta Viação Elite (17552), que explorava a linha 107 Estrada de Ferro x Urca.

Um grande abraço.
Sun 7-Jun-2009 22:27
Posted by:Edvaldo Gonçalves edvaldo1962@globo.com
Cara fantástico! Mui boa essas fotos, principalmente do Elevado Paulo de Fronti, vc tem mais fotos dessa? Sun 7-Jun-2009 23:21
Posted by:Marcos Ramalho marcospramalho@hotmail.com
A Viação Acari aproveitou algum carro da antiga Viação Estrela de Prata ou alguma linha foi desfalcada quando pegou o 650?

Sobre o 725, não sei no caso do ano de 1979, mas, era muito pequeno, não tinha uma noção do tempo (sou de 1976), mas, eu acho que eu viajei no modelo Metropolitana-Ipanema que rodou no 725. É uma lembrança nebulosa e lembro do piso que era exatamente do mesmo tipo que teve no Marcopolo-Torino GV da Araçatuba de Niterói.
Mon 8-Jun-2009 00:22
Posted by:Marcelo
Oi Marcelo.
A Viação Acari aproveitou muitos carros da Estrela de Prata sim. Justamente porque ficou com a frota desfalcada, pois se desfez das linhas 687 e 688, passando-as juntamente com a frota, para a Pavunense.
Essa transação foi casada também com a Estrela de Prata que em sua frota possuia várias unidades de Caio Gabriela I, que rodavam exclusivamente na linha 685, apenas uma unidade de Caio Gabriela II, carro 35020 que rodou por muito tempo na linha 650. A Estrela de Prata também tinha muitos Ciferal Leme, os alongados ficavam na linha 277, os mais curtos, na linha 650.
Logo a Acari renovou a frota com Ciferal Paulista.
Mon 8-Jun-2009 01:26
Posted by:Edvaldo Gonçalves edvaldo1962@globo.com
Rapaz, são quase 30 anos de história nessas fotos, sensacional!
Começando do passado mais remoto...

Ramos 3 em 1: a via férrea e sua "passagem de nível", bondes na Rua Uranos e os soturnos ônibus dos anos 50. Difícil descobrir que ônibus seria esse último, de costas, mas será que poderia ser um CTC-GB?

Paulo de Frontin e o trágico desabamento do elevado, a triste imagem de um Metropolitana da Alpha esmagado.

Central do Brasil e sua eterna confusão, com ou sem terminais rodoviários. Essa foto já é da minha época, eu lembro bem da confusão que era aquilo lá!
Edvaldo, vale destacar também, lá no fundo, um outro Metropolitana, da Mosa, numa das duas suas linhas, 157 ou 158. O Ciferal Leme da Uruguai e o Bela Vista da Maduca dispensam apresentações e comentários, simplesmnete sensacionais, ainda mais pela incrível nitidez da foto!

CTC em dois registros raros: a 230 que foi para o limbo junto com tantas outras e uma não identificável linha em Ipanema. Seria a 123?

Estrela Azul numa provável pintura pré-Alfacinha!

Madureira e seu também tradicional furdunço de gente, carros e ônibus, e uma rara imagem da Estrela de Prata. Acho que essa foto deve ser de pouco tempo antes da Acari assumir as linhas da empresa, o que deve ter acontecido nessa virada dos 70 para os 80, ou não?
Acho que a Pavunense herdou da Acari alguns Ciferal Tocantins longos para as linhas 687 e 688.
Aliás, a 687 não surgiu já na Pavunense?

E a CTC e suas simpáticas porém desconfortáveis jardineiras!

Muito boa postagem, parabéns!
Mon 8-Jun-2009 03:02
Posted by:Marinaldo Jr.
Grande Marinaldo.
A foto de Ramos veio de encontro ao que sempre pensei. Quando era criança e visitava os familiares que moravam naquela época no bairro, olhava sempre para o leito da E.F.Leopoldina e imaginava ali mesmo, uma cancela.
Quanto ao triste fato ocorrido com o desabamento do viaduto, ocorrido no dia 20/11/1971, ainda lembro-me muito bem, que as emissoras de tv transmitiam direto todo aquele sofrimento.A cidade parou e a comoção tomou conta do carioca, que no ano seguinte ainda presenciairia o desabamento do Supermercados Ideal em Pilares, zona norte do Rio.
Boa lembrança do Metropolitana Ipanema da Transportes Mosa, que com a atualização da frota, foram deslocados para as linhas 334 e 942.
O Ônux da CTC que passa por Ipanema, deve ser da extinta linha 588 Leme x Leblon.

E vamos continuando...
Mon 8-Jun-2009 03:43
Posted by:Edvaldo Gonçalves edvaldo1962@globo.com
A linha 687 surgiu como variante da 688, ainda na Viação Acari.
Quando do repasse dessas duas para a Pavunense, a Acari disponibilizou algumas unidades de Caio Gabriela II, que na Pavunense receberam numeração a partir do n.32583.
Mon 8-Jun-2009 03:50
Posted by:Edvaldo Gonçalves edvaldo1962@globo.com
Olha, PELO NÚMERO DE ORDEM, tudo indica que a Acari repassou Tocantins. Tem a foto do 32609 que, primeiramente, vi no Império Bus em 2005 e, posteriormente, colocada no Cia de Ônibus. Eu não vi esse Tocantins: somente conheci 32609 COMO Condor MB1313 (presumo eu, 1983, acho eu). OBS: foi modelo de Condor que gerou o Thamco-Padron Águia. Frizar que rodou Tocantins em 1984, mas, de numeração baixa no 896 como 32535, 32547, 32566 e 32567 sendo substituído por Condor MB1313 no mesmo ano de 1984.

Puxa, pensei que fosse a Presidente Antônio Carlos. A Central, naquela época sem a rodoviária, não dava para reconhecer, sinceramente.
Mon 8-Jun-2009 04:03
Posted by:Marcelo
Jardineira da linha 500 Leme-São Conrado da CTC-RJ em frente ao Copacabana Palace. Andei nesse ônibus umas duas vezes com meu pai, que foi um grande incentivador da busologia em minha vida. Era uma novidade no Rio de Janeiro e era muito charmoso esse projeto turístico na nossa cidade. Recentemente eu via um deles a serviço do Ceasa para distribuição de hortifrutis para comunidades carentes.

Essa foto de Madureira é maravilhosa. Eu tinha 7 anos nessa época. Antes da construção do Shopping, a área comercial de Madureira terminava nas Lojas Americanas e Pólo 1 e os cinemas da Dagmar da Fonseca eram o centro cultural do bairro. O eixo principal era a Avenida Edgar Romero entre o Mercadão e a Estação de Trem, na Carolina Machado. Me lembro quando ia às compras com minha mãe, saltavamos do 774 em frente ao Mercadão e íamos de loja em loja até a Estação quando pegavamos o ônibus de volta, mas não sem antes comermos um pedaço de pizza na lanchonete de esquina que aparece na foto e que hoje foi substituída por uma loja de roupas ou um pastel com caldo-de-cana numa venda de salgados embaixo das escadas da estação que tem até hoje, mas o pastel não é mais o mesmo. O 774 fazia ponto final na Rua Américo Brasiliense, que era o fim do mundo de Madureira. Ficava guardando na memória a ordem das placas das linhas que paravam ali. E a 775 e a 910 ficavam embaixo do viaduto negrão de lima, aonde hoje tem uma pista de skate, quadra de basquete e baile charme.

Queria identificar qual o ônibus que está atrás do 650 nessa foto de Madureira. A maioria das empresas tinha esse padrão de cores: cor de fundo com saia e uma listra embaixo das janelas.

Não sabia que tinha uma cancela naquele local em Ramos. A linha de bonde, me faz lembrar da minha avó que dizia que o bonde chegava até a Penha e Irajá. Não sei se os bondes com linha aérea seriam viáveis com o trânsito e o desrespeitos dos motoristas hoje em dia, mas eu seria bom ter as linhas de bondes preservadas em todas as ruas da cidade como ocorre em Santa Teresa. Também vejo vestígios na Praça Tiradentes, na Usina e em algumas ruas do Centro do RJ.

As quatro linhas da EF Leopoldina ainda com bitola estreita. Hoje só temos duas com bitola larga e uma com bitola estreita para trens de serviços. A SuperVia poderia muito bem colocar linhas expressas para Duque de Caxias e Magé, assim como reformar várias estações.

A cancela dessa foto de Ramos me faz relembrar uma questão. Apenas no bairro de Vigário Geral não houve desenvolvimento urbano nos dois lados da linha. Em Parada de Lucas, aonde parece que também havia uma cancela; Em Engenho de Cordovil, em Brás de Pina, em Penha Circular, bairros que tinham cancelas houveram desenvolvimento nos dois lados. Vigário e Manguinhos, eu creio que eram os únicos bairros sem cancelas e que, portanto, a falta de desenvolvimento gerou favelas grandes e perigosas, pois o muro do trem acabou servindo de barreira para o progresso desses bairros e o progresso da polícia.
Mon 8-Jun-2009 05:03
Posted by:Carlos Linhares carloslinhares@yahoo.com.br
Na foto da Central tem um Caio Gabriela que não estou reconhecendo a linha e o outro Mosa também não estou identificando.

Lembro que o 125 não seguia pela Avenida Passos quando ia pra Ipanema, mas seguia pelo Campo de Santana. Lembro que desciamos do 341 assim que ele saía da Presidente Vargas e pegavamos o 125 no mesmo ponto. Hoje só faço isso na República do Paraguai.

Maravilhosa pasta ... adorei. Meus Parabéns ao Edvaldo!!!
Mon 8-Jun-2009 05:10
Posted by:Carlos Linhares carloslinhares@yahoo.com.br
Olá amigos.

Carlos, na foto da Central, o Caio Gabriela que se avista, era da Transportes Uruguai, modelo 1. A empressa, nesta época, e com esta pintura, só possuía dois exemplares, carros ns.50562 e 50568. Quando mudou a pintura para azul, outras unidades foram adquiridas, algumas vindas da Viação Acari, quando do repasse da linha 299.
O da Mosa, como dito anteriormente, tratava-se de um Metropolitana Ipanema.
Na foto de Madureira, suspeito que o Ciferal Leme, logo atrás do pertencente à Estrela de Prata, seja da Viação Andorinha, linha 777 Madureira x Padre Miguel. A frota da linha era basicamente composta deste modelo.
No mais, ir à Madureira e não comer pastéis ou pizzas, acompanhados de um bom caldo-de-cana, era o mesmo que não se sentir um suburbano carioca nato.

Um grande abraço a todos.
Mon 8-Jun-2009 15:46
Posted by:Edvaldo Gonçalves edvaldo1962@globo.com
Marcelo, nessa época a Viação Acari possuía pouquíssimas unidades de Ciferal Tocantins, que rodavam exclusivamente na linha 299 Castelo x Acari.
Após esta ciranda de troca de linhas e desapárecimento de algumas empresas, foi tudo nesta época, em 1981, algumas unidades passaram a circular na linha 254 .

Um grande abraço.
Mon 8-Jun-2009 15:56
Posted by:Edvaldo Gonçalves edvaldo1962@globo.com
ERIG assume as linhas 340 e 345, e pretende retornar a 346 ainda este ano
veja detalhes em primeira mão no site Ônibus do Rio.

http://www.onibusdorio.com

abraços
Mon 8-Jun-2009 16:12
Posted by:A.Britto onibusdorio@hotmail.com  - [Link]
Bom não sobrou quase nada para eu falar, mas falar para que, né meu caro Edvaldo? Somente para lhe desejar os meus parabéns por mais essa seção.
Tentando responder ao Marinaldo, a foto do ônibus em Ramos, com certeza não é da CTC, pois ela ainda não existia em 1959. Eu chutaria, duas opções (até por que existem dois ônibus na foto): para o primeiro, Viação Santa Helena, que fazia Ramos-Cavalcanti; e para o último, Viação São Paulo, que fazia Méier-Penha.
Para o Linhares, eu consegui dando um senhor zoom, ler IRAJA, no letreiro do ônibus atrás do 650.
Abraços, Eduardo.
Mon 8-Jun-2009 17:14
Posted by:Eduardo Cunha ecunha2@click21.com.br
Se não estou falando besteira, antes das obras do Rio Cidade I em 1995/96, eu vi vestígios que pudesse passar bondes na esquina com a Edgar Romero com a Rua Dagmar da Fonseca. Mon 8-Jun-2009 18:01
Posted by:Marcelo
Amados:Equipe Hobbybus encontra-se atualizado conforme listagem abaixo.
Pasta-638 - Saritur (Villela Desing) Induscar Caio Apache Vip
Pasta-637 - Transjapa
Pasta-636 - Shekinah Turismo
Pasta-635 - RJ Transportes
Pasta-634 - Cobra Turismo
Grato pelo espaço concedido.......Abraços.
Mon 8-Jun-2009 23:34
Posted by:Antonio Moreira ajmoreira54@gmail.com  - [Link]
Elementar, meu caro Eduardo Cunha!
Me entusiasmei e misturei os fatos no tempo!

Em 1959 não podia mesmo ser da CTC-GB, já que nem mesmo a Guanabara havia sido criada ainda...

Essas empresas que você citou não cheguei a conhecer, infelizmente, mas agradeço a sua atenção!

Abraços!
Tue 9-Jun-2009 00:02
Posted by:Marinaldo Jr.
Caro Marcelo, você não falou besteira alguma.
No logradouro citado por você, passavam linhas de bonde como a 78 Lgo.S.Francisco x Cascadura via rua da Abolição, apesar de ter nome Cascadura, chegava até Madureira.
O bonde 79 Licínio Cardoso x Madureira também passava por ali.
Fonte: Guia Rex 1958.

Um grande abraço.
Tue 9-Jun-2009 01:51
Posted by:Edvaldo Gonçalves edvaldo1962@globo.com
Marcos Ramalho, estava te devendo esta resposta :
Não tenho mais fotos sobre o desabamento do elevado Paulo de Frontin.
Creio que esta publicada, seja uma das mais nítidas sobre o triste acontecimento.

Um grande abraço.
Tue 9-Jun-2009 01:54
Posted by:Edvaldo Gonçalves edvaldo1962@globo.com
Carlos Linhares,
Recorrendo às informações do ano de 1958, pela rua Uranos passavam as seguintes linhas de bonde :

93 Pça.Mauá x Penha, que passava pelo Cpo.de São Cristóvão, Largo de Benfica, av.Democráticos ,ruas Uranos e Ibiapina.

94 Lgo.S.Francisco x Penha, basicamente o mesmo trajeto do 93.
Tue 9-Jun-2009 02:01
Posted by:Edvaldo Gonçalves edvaldo1962@globo.com
Na década de 50, passando pela rua Uranos, tinhamos as seguintes linhas :
36 Tiradentes x Penha via Alegria
37 Tiradentes x Penha via Cancela
S-11 Cascadura x Ramos.

Me corrijam, por favor, se eu estiver enganado.
Tue 9-Jun-2009 02:11
Posted by:Edvaldo Gonçalves edvaldo1962@globo.com
A 230 foi coberta pela 603, que depois virou a atual 606 Boca do Mato. Sobre o desabamento do Elevado, procurem no Acervo Digital da Veja a edição da época... Tue 9-Jun-2009 02:24
Posted by:Luiz Eduardo
Edvaldo,

Analisando as linhas vejo que a maioria delas foram percursoras das atuais linhas operadas por ônibus em nossa cidade. Era um outro tempo de trânsito e temperamentos bem mais tranqüilos. Seria muito bom recuperar o leito dessas antigas linhas de bondes pelo seu valor histórico, mas o meu receio é que os trilhos sejam furtados para serem vendidos aos ferro-velhos. Até o óculos de Drumond eles furtam constantemente.

Eduardo,

Quando vi a foto tentei ver o que estava escrito e não consegui (sem zoom). Irajá pode ser, mas qual seria a linha? Naquele ponto não me lembro de nenhuma linha até Irajá na época da foto. A 774, segundo soube, ia até Parada de Lucas somente no seu início, mas não era o caso. Embora as cores do ônibus me lembre das cores da Caprichosa Auto Ônibus. Então eu vou fazer outra aposta: nem 777 e nem Irajá, mas o ônibus que está atrás do 650 é o 940 com a vista escrita RAMOS e não Irajá. Esse é o meu palpite.

Marcelo,

Realmente tinha esses trilhos naquele local, me lembro também. Será que encontro nos guias rex antigos o mapa e os intinerários das linhas de bondes? E aonde eu encontraria guias rex tão antigos?

Essa pasta é maravilhosa, agradeço a todos os amigos pelos comentários e agradeço a Edvaldo pelas fotos postadas.
Wed 10-Jun-2009 04:29
Posted by:Carlos Linhares carloslinhares@yahoo.com.br
Carlos, se vc tiver um (bom) tempo disponível, vá à Biblioteca Nacional. Lá há os Guia Rex do início dos anos 60 até 84 ou 85, com os caminhos dos bondes e lotações.

Se não me engano, duas linhas derivadas de bondes são 712 e 721.
Wed 10-Jun-2009 12:39
Posted by:Luiz Eduardo
Linhares,
Pus novamente o zoom e continuo achando que é IRAJA pois o J está bem acentuado. Concordo contigo que leva todos o jeito de ser a Caprichosa, na pintura tradicional dela. A própria Caprichosa, não teve uma linha Madureira-Irajá? Abraços,
Wed 10-Jun-2009 14:33
Posted by:Eduardo Cunha ecunha2@click21.com.br
Edvaldo, essa S-11 que você citou como Ramos-Cascadura, foi a quem me referi como sendo da Santa Helena, fazendo Ramos-Cavalcanti. Começou como Cavalcanti, depois Cascadura e terminou em Ramos-Madurera, já então com Viação Estrela do Oriente. Abraços, Wed 10-Jun-2009 14:37
Posted by:Eduardo Cunha ecunha2@click21.com.br
Eduardo,
Já em 1979, naquele trecho da rua Carolina Machado, da Caprichosa, circulavam apenas as linhas 774 Madureira x Jardim América e 940 Ramos (praia) x Madureira.
Não poderia estar grafado " J.América " ?
Wed 10-Jun-2009 15:32
Posted by:Edvaldo Gonçalves edvaldo1962@globo.com
Linhares, sou suspeito para falar que esta pasta é maravilhosa.
Gosto muito de resgatar a história do Rio, principalmente das linhas de bonde e ônibus.
Vejo que este espaço pode ficar maravilhoso com as lembranças e comentários maciços de vocês.

Agradeço-lhes.
Wed 10-Jun-2009 15:36
Posted by:Edvaldo Gonçalves edvaldo1962@globo.com
Oi Ed
A foto da Prudente é exatamente no quarteirão onde eu morei desde que nasci. Aquele Metropolitana é da CTC?
A Jardineira me trás alegrias e o Elevado tristezas; 48056, nunca me esqueci desse número Lembro-me daquele sábado chuvoso de 1971. Sé não me lembro que mês.

Novos tempos agora.
Cidade do Aço 10 X 0 Costeira na Nova Iguaçu X Barra da Tijuca

Enquanto novas linhas surgem velhas se modificam.
Dêem um passeio pela Rua Artur Rios, em Campo Grande e Senador Vasconcellos, no nosso http://zebuss.fotopages.com e verão a paisagem modificada pelas cores da Amigos Unidos.

Abraços a todos
Zé Ricardo
Wed 10-Jun-2009 19:08
Posted by:José Ricardo de Castro Reis jrcastroreis@gmail.com  - [Link]
Grande Zé.
Exatamente. Na foto da rua Prudente de Morais, podemos ver um autêntico Metropolitana Ônux da CTC.
Por ali, a estatal operava as linhas 105 Hospital Servidores x Leblon, que foi extinta em 1982, bem como, a linha 588 Leme x Leblon, extinta em 1980.

Um grande abraço.
Wed 10-Jun-2009 22:08
Posted by:Edvaldo Gonçalves edvaldo1962@globo.com
Num curta-metragem que o Canal Brasil exibiu em 2006, salvo engano, apareceu o chamados Nimbus com a vista do 105 cuja numeração, salvo engano, fora o 100543, mas, não tenho certeza. Não lembro o nome do curta. Wed 10-Jun-2009 23:25
Posted by:Marcelo
Luís Eduardo,

Pensei na Biblioteca Nacional num primeiro momento. Vou dar uma passada por lá sim. Será que consigo copiar os guias?

Eduardo Cunha,

Uma coisa é certa: o carro é da Caprichosa Auto Ônibus. E na época da foto, que eu me lembre, não existia nenhuma linha de nenhuma empresa indo com a vista para Irajá naquele trecho de Madureira. Portanto, ou era 774 ou 940. O que pode estar acontecendo é que a vista do veículo esteja errada, talvez por defeito no equipamento e solavanco do carro que fez, aos poucos, a vista mudar. Ou pode ser até um esquecimento do motorista em sua primeira viagem num carro que era da 905 e tenha saído de Irajá para fazer as linhas de Madureira. Só pra nos pregar uma peça. Pode ser o caso.

Eu ainda pensei que pudesse ser o 638, mas o pára-choque cinza não deixa dúvidas de que é da Caprichosa, antes de ser da Três Amigos.

Se esse carro da Caprichosa já foi difícil identificar imagina os dois que estão atrás deles? O primeiro me parece, pela cor, ser da Cajú. Talvez um 357. Não me lembro se a linha já passava por Madureira nessa época, mas acho que sim. O outro atrás desse é muito mais complicado de saber.

Edvaldo,

Essa pasta é maravilhosa. Pode fazer mais que eu deixo ... rsssss. Meus Parabéns! Também gosto de trabalhar com a História e a Geografia do Rio de Janeiro. Agora pretendo fazer um curso sobre a História da Baixada Fluminense.
Thu 11-Jun-2009 00:27
Posted by:Carlos Linhares carloslinhares@yahoo.com.br
Grande Linhares.
Em 1979 a Cajú já não existia mais. A Viação Acari já era a responsável pela linha 357, então Lgo.S.Francisco x Bento Ribeiro.
Há um detalhe que me lembrei. Naquela época alguns carros da Caprichosa vinham com o destino principal com letras em escalas maiores e o oposto da linha, era grafado em escalas menores. Tipo :
"Madureira - J.AMÉRICA".
Thu 11-Jun-2009 01:04
Posted by:Edvaldo Gonçalves edvaldo1962@globo.com
Edvaldo e Linhares, boa noite.
Quando afirmo que seja da Caprichosa, acho que não há dúvidas, pois pelo que vejo, todos estão concordando. Diga-se de passagem, quem fez esta afirmativa foi o Linhares, acho!! E agora completando, concordo que não é nem pode ser a Três Amigos.
Quanto eu achar que o letreiro é IRAJA, não posso afirmar mas a primeira letra é muito fina, lembrando um "I" e no meio não consigo entender outra letra, senão o "J" pelo formato dela. Realmente não leio "IRAJA", supus que fôsse. Quanto as linhas que a Caprichosa fez nesta e´poca, apesar de ser suburbano, eu não conheci todas. Abraços,
Thu 11-Jun-2009 02:20
Posted by:Eduardo Cunha ecunha2@click21.com.br
Alguém tinha apostado no 777 Pe. Miguel e o Eduardo com seu superzoom achou que era Irajá. Poderia muito bem ser Irajá mesmo, só que não existia linha para Irajá ali. Pelo padrão de cores, eu vi que era Caprichosa e acho que disso ninguém discordou. O que reduz a nossa investigação em duas linhas: 774 e 940. Eu apostei nessa última, pois a foto não está nítida mas as letras me parecem grandes o que mostra que é uma palavra com poucas letras como "Irajá" ou "Ramos". A minha aposta, assim como a do Eduardo, foi no achismo mesmo pois a foto não nos dá a devida certeza nesse ponto. Mas pode muito bem ser "J. América" também.

Edvaldo,

Eu não me lembro do letreiro tipo "madureira - J.América", principalmente nesse modelo de carro.

Será que pelas cores dá pra ver qual a empresa do terceiro carro nessa foto, pelo menos? Haja zoom.

Você tem mais fotos do bairro em várias épocas? Poderia fazer uma pasta sobre o bairro de Madureira com suas diversas linhas e modificações. Depois do Centro do RJ é a maior área comercial da cidade. O que acha?

Fica aí a minha sugestão.
Fri 12-Jun-2009 06:14
Posted by:Carlos Linhares carloslinhares@yahoo.com.br
Caro Linhares, gostaria muito de fazer uma pasta somente com Madureira, ou mesmo, Cascadura e Penha. Porém esbarramos na carência de fotos.
Há tempos estou tentando resgatar um pouco da extinta Viação Coração de Maria e não consigo.
Por enquanto, imagens antigas de Madureira pululam em minha memória.
O tempo em que não havia passarela dividindo os dois lados da av.Min.Edgard Romero. Lembro da cancela de Magno. Outra boa lembrança é dos Cermavas Coach da Andorinha, fazendo a linha 725.
Do ônibus elétrico, o chifrudo, fazendo Madureira x Vieira Fazenda, dos Bela Vista máscara negra ns.44566 e 44567 na linha 721...

E vamos comentando...
Fri 12-Jun-2009 15:37
Posted by:Edvaldo Gonçalves edvaldo1962@globo.com
Pois é, carência onde poderia ver fotos antigas mostrando vias como Avenida de Santa Cruz (inclusive aquele trecho onde, desde de 1985, é duplicado com canteiro central e tudo), Rua Francisco Real, Rua Bernardo de Vasconcellos, Avenida Cesário de Mello e Rua Felipe Cardoso (essas 2 sem serem de estado como duplicadas e com canteiro central). Isso sem citar a Avenida Cônego de Vasconcellos, naquele trecho em que hoje é o calçadão, tinha trânsito de veículos e pude acompanhar muitas novidades na época entre 1985 a começo de 1991. É um sonho.

Por enquanto, embora caia no campo do palpite, é daquela foto daquele Caio-Bela Vista da Campo Grande com a vista 815 onde eu acho que essa foto foi tirada da Rua Silva Cardoso, mas, não dá para cravar, mas, vendo essa foto me lembrou a Silva Cardoso.
Fri 12-Jun-2009 19:16
Posted by:Marcelo
E eu pensando que Madureira, por ser um grande subcentro, teria mais facilidades em conseguir resgatar fotos antigas. Você falou na cancela que existia no Magno, eu não conhecia. Mas uma pasta só com as cancelas da Zona Norte, já nos dá um grande estudo sobre a evolução dos bairros da cidade. Por exemplo, Vigário Geral e Manguinhos, únicos bairros do ramal da Leopoldina que não tiveram cancelas, também não desenvolveram os seus bairros de forma igualitária nos dois lados da linha do trem. Sempre um lado ficou abandonado e com o tempo virou favela. Se tivesse cancela essas favelas não existiriam. Enfim ...

Outra que poderia ser feita era a de bondes, mas deve esbarrar na mesma falta de registros.
Sat 13-Jun-2009 01:22
Posted by:Carlos Linhares carloslinhares@yahoo.com.br
É possível achar fotos específicas no Arquivo Geral da Cidade. Intencionalmente ou não, a Zona Norte não tem os registros detalhados do Centro e da Zona Sul.

Sat 13-Jun-2009 01:51
Posted by:Luiz Eduardo  - [Link]
Pessoal... Ontem a noite via a 340 sendo operada pela ERIG... Pena que nao tive como fotografar...
Pelo visto a Ocidental tá mesmo fora do páreo...
Abraços
Sat 13-Jun-2009 14:15
Posted by:Fabio Passos
Pessoal... Ontem a noite via a 340 sendo operada pela ERIG... Pena que nao tive como fotografar...
Pelo visto a Ocidental tá mesmo fora do páreo...
Abraços
Sat 13-Jun-2009 14:15
Posted by:Fabio Passos
Srs., pelo que sei a Ocidental, já era. Já me disseram que até a Flores (???), está com carros lá??? Vamos ter Flores com prefixo carioca ou vai usar a Acari? Abraços, Eduardo Sat 13-Jun-2009 23:08
Posted by:Eduardo Cunha ecunha2@click21.com.br
Fábio,

Eu estou vendo a 340 rodando normalmente todos os dias pela Erig em vários trechos, ou seja, mesmo com um espaçamento maior entre os carros a linha está circulando regularmente. E isso é muito bom. Aliás tenho visto mais 340 do que 345, este eu vi muito pouco. Mas também vi.

Portanto não se preocupe, Fábio. Vamos ter muitas oportunidades de fotografá-los.

O dia em que a Flores quebrar vai ser o fim de uma era no transportes da baixada fluminense.
Sun 14-Jun-2009 02:38
Posted by:Carlos Linhares carloslinhares@yahoo.com.br
Grande Edvaldo, vendo estas fotos sinto saudades da minha infância, ver estes belos modelos mexeram com meu coração, mais aínda este que ficou destruido neste desabamento, lamentável de fato, mas, fora isso, gostei muito desta lembrança.
Um forte abraço.
Tue 23-Jun-2009 22:05
Posted by:Cláudio Reis
OLÁ,EU GOSTARIA DE SABER O ITINERARIO ANTIGO DA LINHA 739 DA VIAÇÃO BANGU. Sat 29-Aug-2009 16:10
Posted by:matheus
Matheus,

Sobre a linha 739, siga o link :
http://www.rioonibus.com/guia_de_itinerarios/consultas/consulta-numero.asp?numero=739&ts=A
Sun 30-Aug-2009 23:08
Posted by:Edvaldo Gonçalves edvaldo1962@globo.com


Add your comment
Name
Email (optional)
Register for updates Register for this Fotopage update (requires email)
Register for entry comments update (requires email)

More...
Link URL (optional)
verification Code
fill in the below number in the box





View complete fotopage


© Pidgin Technologies Ltd. 2008.