Want your
own Fotopage?












 
ÔNIBUS EM DEBATE

By: ONIBUS EM DEBATE Edvaldo Goncalves

[Recommend this Fotopage] | [Share this Fotopage] | [Track this Fotopage]
View complete fotopage

Sunday, 14-Jun-2009 18:19 Email | Share | Bookmark
VIAÇÃO NOVACAP - RAIO X

VIAÇÃO NOVACAP - ANOS 60/70
VIAÇÃO NOVACAP - ANOS 60/70
VIAÇÃO NOVACAP
VIAÇÃO NOVACAP
VIAÇÃO NOVACAP
VIAÇÃO NOVACAP
VIAÇÃO NOVACAP
VIAÇÃO NOVACAP
VIAÇÃO NOVACAP 51502
VIAÇÃO NOVACAP 51503
VIAÇÃO NOVACAP 51504
VIAÇÃO NOVACAP 51505
VIAÇÃO NOVACAP 51507
VIAÇÃO NOVACAP 51508
VIAÇÃO NOVACAP 51509
VIAÇÃO NOVACAP 51509
VIAÇÃO NOVACAP 51510
VIAÇÃO NOVACAP 51512
VIAÇÃO NOVACAP 51513
VIAÇÃO NOVACAP 51514
VIAÇÃO NOVACAP 51517
VIAÇÃO NOVACAP 51518
VIAÇÃO NOVACAP 51518
VIAÇÃO NOVACAP 51520
VIAÇÃO NOVACAP 51521
VIAÇÃO NOVACAP 51523
VIAÇÃO NOVACAP 51524
VIAÇÃO NOVACAP 51525
VIAÇÃO NOVACAP 51529
VIAÇÃO NOVACAP 51536
VIAÇÃO NOVACAP 51536
VIAÇÃO NOVACAP 51537
VIAÇÃO NOVACAP 51538
VIAÇÃO NOVACAP 51539
VIAÇÃO NOVACAP 51541
VIAÇÃO NOVACAP 51546
VIAÇÃO NOVACAP 51548
VIAÇÃO NOVACAP 51549
VIAÇÃO NOVACAP 51553
VIAÇÃO NOVACAP 51554
VIAÇÃO NOVACAP 51561
VIAÇÃO NOVACAP 51562
VIAÇÃO NOVACAP 51566
VIAÇÃO NOVACAP 51570
VIAÇÃO NOVACAP 51571
VIAÇÃO NOVACAP 51573
VIAÇÃO NOVACAP 51581
VIAÇÃO NOVACAP 51591
VIAÇÃO NOVACAP 51593
VIAÇÃO NOVACAP 51595
VIAÇÃO NOVACAP 51599
VIAÇÃO NOVACAP 51600
VIAÇÃO NOVACAP 51604
VIAÇÃO NOVACAP 51607
VIAÇÃO NOVACAP 51609
VIAÇÃO NOVACAP 51614
VIAÇÃO NOVACAP 51619
VIAÇÃO NOVACAP 51624
VIAÇÃO NOVACAP 51627
VIAÇÃO NOVACAP 51633
VIAÇÃO NOVACAP 51637
VIAÇÃO NOVACAP 51642
VIAÇÃO NOVACAP - PASSADO RECENTE
VIAÇÃO NOVACAP - PASSADO RECENTE
VIAÇÃO NOVACAP - PASSADO RECENTE
VIAÇÃO NOVACAP - PASSADO RECENTE
Uma das mais tradicionais empresas da cidade do Rio de Janeiro, a Viação Novacap S/A foi fundada em 02 de Maio de 1961 com 40 ônibus. Novacap vem de Nova Capital, nome alusivo à capital do país, Brasília, que foi inaugurada em 21 de abril de 1960.






Aproveito esta pasta para homenagear o amigo busólogo LEONARDO ROSEIRA, que ao som de " Concerto para uma voz ", de Saint Preux, entre outras belas músicas, casou-se na última sexta-feira, dia 12/06/2009. Felicidades ao casal !
ABAIXO, OUÇAM A MÚSICA :


As fotos mais antigas, foram extraídas do site Cia de Onibus, referência em busologia.
http://www.ciadeonibus.com/

Edvaldo mais uma grande chamada tua: Viação Novacap. Parabéns por todas as fotos. Gostaria de comentar, que existem em alguns lugares na Internet, informações que a Novacap foi oriunda da Estrela de Prata, mas não há nenhuma verdade nesta afirmativa. Se algum ex-proprietário da Estrela de Prata teve participação na Novacap, é outro papo. A nossa querida Novacap começou fazendo Bonsucesso X Mallet, e, depois, também em paralelo, fez a Bonsucesso X Sulacap, se não me engano linhas S-6 e S-7, isto com a pintura da primeira foto amostrada, que é de um Cermava. Mon 15-Jun-2009 02:53
Posted by:Eduardo Cunha ecunha2@click21.com.br
Eduardo, concordo contigo. A Estrela de Prata era uma empresa à parte.
Sobre essa primeira pintura, vigorou até o início da década de 70.
Lembro-me muito bem, dos Caio Bela Vista com motorização traseira, que a empresa tinha em sua frota. Tinham esta mesma pintura.
Em 1973, mais ou menos, quando a Novacap adquiriu Caio Bela Vista máscara negra, a pintura foi modificada para fundo branco e faixa abaixo da janela e saia na cor vinho.

E vamos dar continuidade ao resgate da trajetória desta tradicional empresa,,,
Mon 15-Jun-2009 03:08
Posted by:Edvaldo Gonçalves edvaldo1962@globo.com
Prezados Senhores, boa tarde.

Venho por meio desta informar que o fotopages da Equipe HobbyBus se encontra atualizado conforme listagem abaixo:

Pasta 646 - CENTRO SUL:
Scania K124 IB 6x2 Marcopolo Paradiso G6 1550 LD

Pasta 645 - ARCA TURISMO:
Scania K124 IB 6x2 Marcopolo Paradiso G6 1350
Scania K124 IB 6x2 Marcopolo Paradiso G6 1550 LD

Pasta 644 - SANTA MARTA:
Scania K124 IB 6x2 Irizar Century

Pasta 643 - MJ VIAGENS E TURISMO:
Volvo B12 6x2 Marcopolo Paradiso GV 1150 (Ex Manoel Rodrigues)

Pasta 642 - FRANK AGUIAR:
Scania K124 IB 6x2 Marcopolo Paradiso G6 1550 LD

Portal: http://equipehobbybus.fotopages.com

Apreciem sem moderação.

Cordialmente,

David Santos Chaves Junior
Equipe HobbyBus
Mon 15-Jun-2009 15:56
Posted by:David Santos Chaves Junior davidscjr@gmail.com  - [Link]
Não conhecia essa pintura do Cermava da 1a. foto, muito bonita! Ótimo resgate!

Quando conheci a empresa já era na pintura vermelho e branco, mas a pintura que mais gosto é a da fase marrom-creme.

A empresa em si caiu muito no meu conceito com a frota micrãozada, só restando mesmo a 284 para se admirar...
Tue 16-Jun-2009 02:03
Posted by:Marinaldo Jr.
Marinaldo, eu também lamento muito que a frota da linha 624 tenha ficado apenas com micromasters.
Há uma pintura entre a vinho e branco e esta que está exposta na foto.
Saia marrom e o restante do carro todo em creme. Foi efêmera, pena que parece não haver registro desta fase,
Tue 16-Jun-2009 02:17
Posted by:Edvaldo Gonçalves edvaldo1962@globo.com
Vale lembrar, que a Viação Novacap sempre teve uma frota diversificada.
Já compuseram a sua frota : Cermava, Caio Jaraguá, Metropolitana Ônux, Caio Bela Vista, Caio Bela Vista máscara negra, Ciferal Leme, Caio Gabriela I, Caio Gabriela II (51558 era um deles),etc.
Tue 16-Jun-2009 15:45
Posted by:Edvaldo Gonçalves edvaldo1962@globo.com
Teve, também, Ciferal Paulista e os 2 modelos de Condor (tanto que acabou gerado pela Ciferal Paulista com a foto do 51515 no Cia de Ônibus, fora o 51527, como MB1313, tanto aquele outro modelo que gerou o Thamco-Padron Águia).

Caio-Amélia como o da foto foi uma surpresa para mim pois não vi esse modelo em 1983/84, quando conheci a empresa à distância. Só vi o PADRON AMÉLIA modelo 1987, já com a atual pintura, adotada em 1989, salvo engano, no 917. Para a minha tristeza, nessa mudança de pintura, infelizmente, a moldura preta que cirunscrevia a parte dianteira e traseira do Padron Alvorada foi retirada e esse modelo não foi a mesma coisa sem a moldura preta e, por isso, graças esse modelo (Padron Alvorada), simpatizo com essa moldura preta até hoje.
Tue 16-Jun-2009 17:55
Posted by:Marcelo
Prezado Marcelo, estes Caio Amélia foram os primeiros a chegar na Novacap em meados de 1981 (fui admitido em Abril de 1981), e eram 05 carros novinhos da nova administração e eram eles: 51510/51541/51590/51592/51595. Tue 16-Jun-2009 19:04
Posted by:José Carlos Clementino
Sobre os Caio-Amélia além desses citados tinha os de 84 como o 51504, 51620, 51572 eram dez unidades que foram substituidos por Padron Alvorada 89 na 284, esses modelos eram iguais aos do 745 com retrovisor interno pequeno; tinha também os igauis aos da 391 como 51544, 51542, 51621 se não estou enganado o 51534 também foi Caio Amélia igual ao 51572.

Esta empresa me faz lembrar minha infância viajava muito de 917 lembro dos Caio Bela Vista na linha depois Ciferal Paulista, Condor dos Três Modelos viajei muito nestes carros pena que hoje a frota da empresa é quase toda composta por micrões.
Tue 16-Jun-2009 23:13
Posted by:Rock
E para a minha surpresa, no início da noite, o Neobus Spectrun n.51637 estava fazendo a linha 284. Seguia para a Praça Tiradentes.
O ideal seria que a empresa voltasse a adquirir ônibus convencionais para a linha 624 Pça.da Bandeira x Mariópolis.

A propósito. Gostaram da música ?
Wed 17-Jun-2009 01:51
Posted by:Edvaldo Gonçalves edvaldo1962@globo.com
Tenho um carinho especial por essa empresa em que viajo nela desde que me entendo por gente.Lembro-me que antigamente a 624 era a carro chefe da empresa,que recebia os carros novos mais até que a 284 e a 917 sempre recebia os carros já meio surrados dessas duas linhas.Hoje, mesmo com a frota composta em sua maioria por micrões, ela ainda possui uma frota muito bem cuidada. Wed 17-Jun-2009 01:53
Posted by:Marcelo Alves mborgesalves@bol.com.br  - [Link]
Tenho um carinho especial por essa empresa em que viajo nela desde que me entendo por gente.Lembro-me que antigamente a 624 era a carro chefe da empresa,que recebia os carros novos mais até que a 284 e a 917 sempre recebia os carros já meio surrados dessas duas linhas.Hoje, mesmo com a frota composta em sua maioria por micrões, ela ainda possui uma frota muito bem cuidada. Wed 17-Jun-2009 01:53
Posted by:Marcelo Alves mborgesalves@bol.com.br  - [Link]
Que, por sinal, pelo menos, alguns Amélias citados foi substituídos por modelos de 1987: 51510 (Ciferal-Padron Alvorada 87) e 51590 (Ciferal-Padron Alvorada II).

Teve o Padron Alvorada ano 1987 onde esse modelo rodou por 6 anos e achei estranho, tipo assim, vi Padron Alvorada 86 sendo substituondo por Caio-Padron Vitória ano 1989 que foi o 51537.

Aliás, nos modelos 1989 e de 1990 de Padron Alvorada, foi a única ou uma das pouquíssimas empresas a ter encosto de cabeça onde a grande maioria não teve na época.
Wed 17-Jun-2009 01:56
Posted by:unnamed
Essa mensagem acima é a minha. Perdoem pelo erro. Wed 17-Jun-2009 02:00
Posted by:Marcelo
Alô Ed, alô galera

Atendendo a um pedido antigo seu voltei às "praias" da Baía de Sepetiba e lá cliquei algumas fotos.
Está na PASTA 113 do nosso http://zebuss.fotopages.com
Dêem uma passadinha por lá.

Quanto à Novacap não costumo andar em nenhuma de suas linhas, mas durante o (pouco) tempo em que tinha Senior (ou eram Carolinas?) com ar fui muito da Tiradentes ao Norte Shopping neles.
Mas era difícil a opção: 284 com ar ou 261 articulado? (Ah!!!! que saudades)

Um grande abraço e até domingo na Rodoviária.
Zé Ricardo
Wed 17-Jun-2009 11:42
Posted by:José Ricardo de Castro Reis jrcastroreis@gmail.com  - [Link]
Grande Zé.
A linha 284 teve Seniors com ar condicionado. Foi uma tentativa de dar serviço diferenciado aos usuários da linha. Pelo que eu via, fizeram sucesso e foram desativados sumariamente.
O mesmo ocorreu com a linha 624, que já teve veículos convencionais com ar condicionado.

Um grande abraço a todos.
Wed 17-Jun-2009 15:14
Posted by:Edvaldo Gonçalves edvaldo1962@globo.com
Sobre os Amélias de 81 todos foram substituidos por Ciferal Pandron Alvorada 87(aquele que vinha escrito o ano como o 58653 da Bangu) que começaram na 624, os Ciferais Padron Alvorada II eram da 1ª remessa 51547, 51546, 51577, 51580 todos começaram na 917 e 51539; da 2ª remessa 51612, 51512, 51576 começando na 284. Outra coisa os Alvoradas 87 foram substituidos por Alvoradas 90 começando na 624, portanto duraram somente 3 anos.

Outro detalhe os Condores MB 1113 foram substituidos pelos Padron Vitória como o 51521 da foto, 51522 entre outros.
Thu 18-Jun-2009 01:22
Posted by:Rock
Uma coisa que esqueci teve um lote de DEZ/87 ou JAN/88 que ficou até 93 foram 51516, 51517, 51518, 51585, 51587, 51594, 51593, 51611, 51613, 51607 desses 5 começaram na 284 e 5 na 624; em 93 viraram Padron Vitória começando na 624.

Outro detalhe é a Novacap teve uma redução de frota em 88/89 por que a numeração chegava até 51625 que era um Padron Vitória que começou na 284 em agosto de 88 depois não vi mais esta numeração que passou ser 51620 a numeração máxima e logo após sugiram Padron Vitória 88 com numeração 51533, 51534, 51535; por isso acho que houve renumeração nesta época e redução de frota.
Thu 18-Jun-2009 02:09
Posted by:Rock
Caro Rock, na trajetória da empresa, há um outro caso de aumento e redução de frota.
Na década de 70, no tempo das cores branca e vinho, a empresa chegou até a numeração 51630.

Um grande abraço.
Thu 18-Jun-2009 02:16
Posted by:Edvaldo Gonçalves edvaldo1962@globo.com
Edvaldo, esse número de carro 630, pela epoca que você cita, foi exatamente quando houve a obrigatoriedade de 120 carros por empresa, e ela atingiu 130, para não ser absorvida por outra(s). Thu 18-Jun-2009 02:28
Posted by:Eduardo Cunha ecunha2@click21.com.br
Foi no periodo de 1990 à 1997 que a Viação Novacap teve sociedade com a A.V.Vera Cruz RJ 112 de Belford Roxo e em 1997, a Novacap tornou-se independente até os dias de hoje. Thu 18-Jun-2009 15:20
Posted by:André Luiz Gomes de Souza
"Edvaldo, esse número de carro 630, pela epoca que você cita, foi exatamente quando houve a obrigatoriedade de 120 carros por empresa, e ela atingiu 130, para não ser absorvida por outra(s)."

Pela área de atuação dispersa, é provável que seria retalhada onde, na minha opinião, seria mais ou menos isso:

284 - Santa Maria ou Grupo Redentor (talvez, Transportes Estrela, mas, ficaria indeciso)

624 e 723 - Auto Diesel ou Pavunense (ou se bobear, Transportes América e até a extinta VALSA ou Bangu por causa do 725)

917 e antigo 916 - Bangu

Reitero, um panorama HIPOTÉTICO caso a Novacap não cumprisse essa lei dos 120 carros. E outra, até pela história contada, empresas que não tinham área de atuação como a extinta Colúmbia não poderia estar desprezada nesse raciocínio que coloquei, né?
Thu 18-Jun-2009 18:50
Posted by:Marcelo
Antes de mais nada, peço licença que eu comentei acima. Thu 18-Jun-2009 18:54
Posted by:Marcelo
Na época em que trabalhei na Novacap já haviam 130 carros e, não havia possibilidade da empresa ser dividida, pois a mesma tinha acabado de ser adquirida pelos ex-donos da São Ricardo (435xx). Ao acabar com a SR os proprietários compraram primeiro a Viação Elite (175xx) e logo depois a Novacap (ambas com mesma identidade visual creme/marrom), e alguns meses depois tiveram que se desfazer da Elite por causa da tal lei da frota mínima de 120 carros. Thu 18-Jun-2009 19:03
Posted by:José Carlos Clementino
Frota Novacap em Abril de 1981:
51501 - Gabriela I
51502 - Gabriela II
51503 - Gabriela I
51504 - Gabriela I
51505 - Ciferal Paulista - reencarroçado
51506 - Gabriela I
51507 - Gabriela I
51508 - Ciferal Paulista - reencarroçado
51509 - Gabriela I
51510 - Bela Vista MN
51511 - Bela Vista MN
51512 - Bela Vista MN
51513 - Bela Vista MN
51514 - Gabriela I
51515 - Bela Vista MN
51516 - Bela Vista MN
51517 - Bela Vista MN
51518 - Bela Vista MN
51519 - Bela Vista MN
51520 - Gabriela I
51521 - Gabriela I
51522 - Gabriela I
51523 - Gabriela I
51524 - Gabriela I
51525 - Gabriela I
51526 - Gabriela I
51527 - Gabriela I
51528 - Gabriela II
51529 - Ciferal Paulista
51530 - Gabriela II
51531 - Gabriela I
51532 - Gabriela II
51533 - Gabriela II
51534 - Gabriela II
51535 - Gabriela II
51536 - Ciferal Paulista - reencarroçado
51537 - Ciferal Paulista - reencarroçado
51538 - Ciferal Paulista - reencarroçado
51539 - Ciferal Paulista
51540 - Gabriela I
51541 - Bela Vista MN
51542 - Gabriela I
51543 - Gabriela I
51544 - Gabriela I
51545 - Bela Vista MN
51546 - Ciferal Paulista - reencarroçado
51547 - Ciferal Paulsita - reencarroçado
51548 - Gabriela I
51549 - Gabriela I
51550 - Gabriela I
51551 - Gabriela I
51552 - Gabriela I
51553 - Gabriela II
51554 - Ciferal Tocantins
51555 - Ciferal Paulista - reencarroçado
51556 - Gabriela I
51557 - Gabriela I
51558 - Gabriela II
51559 - Gabriela I
51560 - Gabriela I
51561 - Gabriela I
51562 - Gabriela I
51563 - Ciferal Paulista - reencarroçado
51564 - Gabriela I
51565 - Gabriela I
51566 - Gabriela I
51567 - Gabriela I
51568 - Gabriela I
51569 - Gabriela II
51570 - Gabriela I
51571 - Gabriela I
51572 - Gabriela I
51573 - Gabriela I
51574 - Ciferal Paulista - reencarroçado
51575 - Ciferal Paulista - reencarroçado
51576 - Ciferal Paulista - reencarroçado
51577 - Ciferal Paulista - reencarroçado
51578 - Ciferal Paulista - reencarroçado
51579 - Ciferal Paulista - reencarroçado
51580 - Ciferal Paulista - reencarroçado
51581 - Ciferal Tocantins
51582 - Ciferal Paulista - reencarroçado
51583 - Ciferal Paulista - reencarroçado
51584 - Gabriela II
51585 - Bela Vista MN
51586 - Bela Vista MN
51587 - Bela Vista MN
51588 - Bela Vista MN
51589 - Bela Vista MN
51590 - Bela Vista MN
51591 - Bela Vista MN
51592 - Bela Vista MN
51593 - Bela Vista MN
51594 - Bela Vista MN
51595 - Bela Vista MN
51596 - Gabriela I
51597 - Gabriela I
51598 - Ciferal Paulista - reencarroçado
51599 - Ciferal Paulista - reencarroçado
51600 - Ciferal Paulista - reencarroçado
51601 - Ciferal Paulista - reencarroçado
51602 - Gabriela II
51603 - Ciferal Paulista - reencarroçado
51604 - Ciferal Paulista - reencarroçado
51605 - Ciferal Paulista - reencarroçado
51606 - Ciferal Paulista - reencarroçado
51607 - Bela Vista MN
51608 - Bela Vista MN
51609 - Bela Vista MN
51610 - Bela Vista MN
51611 - Bela Vista MN
51612 - Bela Vista MN
51613 - Bela Vista MN
51614 - Bela Vista MN
51615 - Ciferal Leme
51616 - Ciferal Leme
51617 - Ciferal Leme
51618 - Ciferal Leme
51619 - Ciferal Leme
51620 - Ciferal Leme
51621 - Ciferal Paulista - reencarroçado
51622 - Ciferal Leme
51623 - Ciferal Leme
51624 - Ciferal Leme
51625 - Ciferal Leme
51626 - Ciferal Leme
51627 - Ciferal Leme
51628 - Gabriela I
51629 - Gabriela I
51630 - Gabriela I

Na grande renovação que a empresa teve, todos os Caio Bela Vista, foram substituidos por carros "Condor" que foram espalhados pela 284 e 624 respectivamente.Fiquem à vontade para correções que se fizerem necessárias.
Abraços a todos.
Thu 18-Jun-2009 19:38
Posted by:José Carlos Clementino
Na época a linha 624 era o carro-chefe, pois carregava muito, em seguida vinha a 917 que também era bem pesada.Em 3º lugar vinha a 284, que estava bem desacreditada, pois os carros eram velhos e o pessoal da Praça Sêca, muito exigente, debandou para outras linhas, mas mesmo assim carregava bem.E por último as fraquinhas (na época) 723 e 916 que era uma auxiliar da 917.Mas a menina dos olhos da Novacap era a 624, e não entendo o desprezo da atual adminsitração por esta linha. Thu 18-Jun-2009 19:45
Posted by:José Carlos Clementino
Bem, primeiro, me baseando na própria lista de empresas e linhas em que Edvaldo Gonçalves postou no Toffobus e no "Ônibus em Debate" no Orkut. Estou postando de cabeça e deu a fonte que era do Edegar Lopes Filho, salvo engano. Muito bem, uma dessas empresas listadas foi a antiga Viação Forte, também espalhada com linha em Rocha Miranda, Parada de Lucas, Del Castilho e Vila Kosmos e, obviamente, de cara, passou a impressão que houve retalhamento de suas linhas. Foi por isso que eu postei se a Novacap não cumprisse essa Lei dos 120 ônibus de 1981.

Sobre esse modelo Ciferal Paulista, TEORICAMENTE, percebi que alguns foram substituídos por Condor (51601, do modelo que gerou o Thamco-Padron Águia), Ciferal-Padron Alvorada 86 (51537), Ciferal-Padron Alvorada II (51580) e Ciferal-Padron Alvorada de 1987 (51579). Esse último também rodou até 1993. Não lembro agora das numerações de Caio-Padron Amélia de 1987 na Novacap, mas, será que algum Padron Amélia substituiu algum Ciferal Paulista? Eu não sei.

Eu não sei se houve buracos em 1987, mas, SE NÃO HOUVE BURACOS, é uma surpresa de a Bangu teve companhia, ou seja, essa última e a Novacap tiveram Ciferal Paulista rodando até 1987. As 2 tinham uma diferença que era na apresentação do nome da carroceria. Infelizmente, não há fotos publicadas na Internet os Ciferais Paulista da Bangu para comparar o mesmo das outras empresas (há disposição do Cia de Ônibus desse modelo na pasta da Nossa Senhora de Lourdes, na pasta da Braso Lisboa e na pasta da antiga Flores municipal de São João de Meriti).
Fri 19-Jun-2009 00:40
Posted by:Marcelo
José Carlos,
Belas as suas observações. Agora está explicado porque a Viação Elite antes de ser extinta, teve a identidade visual parecida com a da Novacap.
E também adquiriu muitas unidades de Ciferal Paulista. Estavam com o mesmo grupo de donos.
O detalhe dos 130 carros, dos quais os ns.51625 a 51627 eram da última geração do Ciferal Leme e, juntamente com os Gabrielas I ns.51628 a 51630, todos compondo a frota da linha 284 como aumento de frota, para suprir talvez a desativação da linha 285, extinta pela Choupal.
Fri 19-Jun-2009 01:16
Posted by:Edvaldo Gonçalves edvaldo1962@globo.com
A linha 624 sempre carregou bem, por isso, sempre recebia os carros mais novos da empresa. A Novacap adquiria uma unidade, logo ia para a 624.
Era uma linha forte, com grande procura. Quem, como eu, embarcava em Pilares rumo à Pça.da Bandeira, difícilmente conseguia sentar.
Ecos dos anos 70...
Fri 19-Jun-2009 01:19
Posted by:Edvaldo Gonçalves edvaldo1962@globo.com
São tantos os comentários, informativos, que fico sem palavras, só aprecio. Conheci a Novacap, ou melhor carro da Novacap, em São Paulo, quando em uma era de Clandestinos, alguns Vitórias, começaram a operar por aqui, ficava impressionado pela beleza da pintura, abraços Fri 19-Jun-2009 01:49
Posted by:marcão estancia marcestancia@terra.com.br
A relação dos Padron Amélia 87:

51511, 51515, 51513, 51545, 51608, 51614, 51519, 51586, 51588, 51610; a maioria começou na 624 que como foi citado era o carro chefe da empresa. Observando a lista acima provavelmente os Bela Vista(na infância viajei muito nestes carros na 917) foram substituidos por Condor MB1113 e depois por Padron Vitória.

Edvaldo, lembro muito vagamente a época que a Novacap tinha as cores vermelho e branco era muito novo, peguei mesmo a época do creme e marrom, lembro dos Ciferal Paulista na cor todo creme bons tempos. Agora sobre o 51601 era um Condor MB 1113(modelo igual ao Ciferal Paulista) como o 51521 e foi substituido por Padron Vitória 88.

Os que viraram Condor MB1313 de 83 51514, 51524, 51525, 51552, 51596, 51597, 51561, 51565, 51566, 51505 esses tinham retrovisor quadrado igualaos dos Condor MB1113; 51615, 51622, 51623, 51624, 51625, 51617, 51616, 51618, 51619, 51598 essestinham retrovisores parecidos com os atuais; de 84 51543, 51567, 51562, 51568(?), 51569(?) só tenho dúvidas nos dois últimos os demais foram Condor MB1313.
Fri 19-Jun-2009 01:55
Posted by:Rock
Rock,

Os Bela Vistas máscara negra foram adquiridos exclusivamente para a linha 624, mas tiveram final de carreira, espalhados pelas linhas 916 e 917. Com eles, a empresa adotou a pintura branca e vinho, ou uma espécie diferente de vermelho.
Antes, Caio Bela Vista com motor traseiro e pintura idêntica a do Cermava da primeira foto, eu só os via na linha 917.
Fri 19-Jun-2009 02:02
Posted by:Edvaldo Gonçalves edvaldo1962@globo.com
Retornei à infância...Esta empresa sempre rondou os bairros que já morei...Vila Valqueire, Cascadura e Abolição...Hoje em dia não ronda mais...porque não moro mais nas regiões em que atua. Era uma empresa mais interessantee do que é hoje. Além da micrãozada( que se na 917 não é tão ofensiva, chega a ser criminosa na demandadíssima 624), seus carros são um exemplo de sujeira e falta de manutenção, bem diferente de outrora. Estes carros do 284 são cheios de poeira, estes Viales nem parecem novos, já estão bem piores do que os anteriores que eles aposentaram atée antes da hora. Os S21 que deram lugar infelizmente aos Caio Foz microes do 624, mesmo quando novos, eram horrivelmente cuidados, ou melhor, acho que nunca souberam o que é uma vassoura e um paninho úmido, pelo menos. Esta eempresa. como várias, acha que é só comprar carro novo, pequeno mesmo, e deixa-lo rodar, sem limpar. A fase mais legal dela foi a época dos Condor e Ciferal Paulista...Era pré-adolescente e ia pro shopping...Tem alguns que o Clementino colocou como sendo Ciferal Paulista reencaroçado, mas na verdade eram Condor reencarroçado.(547, 555, 574, 575, 577, 579, 580, 582, 603). Lembro que todos estes que constam como Bela Vista MN foram nesta época aí de 1981 substituidos por Condor mais curto que os Ciferal Paulista e Condor anteriores(a última janela era meia janela), que rodaram quase sua vida toda na 624.Gostava também de uma época que tinha Torino GV automatico na 284(641 a 649) e também dos Neobus Mega 2000 na 284. Mas esses Ciferal Paulista e Condor reencarroçados eram show de bola...E o som deles...o do 555 entao... Eu quando nao tinha o que estuda, esperava o 555 passar e viajava pra lá e prá cá, que nem um doido...Coisas de minibusólogo...Fazia isso também no 27075, um Ciferal Fenix que tinha no 639. Fazia questão de sentar na janela que ficasse bem em cima do cano de descarga(eram para a lateral na época) para ouvir aquela sinfonia...rsrs Fri 19-Jun-2009 03:05
Posted by:Temístocles Sávio
"Tem alguns que o Clementino colocou como sendo Ciferal Paulista reencaroçado, mas na verdade eram Condor reencarroçado.(547, 555, 574, 575, 577, 579, 580, 582, 603)."

Será que não era um modelo Frankstein? Ou seja, na parte dianteira, estava escrito Ciferal Paulista e, na traseira, escrita Condor ou vice-versa. A Rosemares, por exemplo, na dianteira, tinha a frente de Ciferal-Tocantins e a traseira era de Ciferal Paulista.
Fri 19-Jun-2009 03:20
Posted by:Marcelo
Você está certo Marcelo, os carros 547,555,574,575,577,579,580,582 e 603 eram "Condor" reencarroçados, e na época eram efetivos da 624.Obrigado!!! Fri 19-Jun-2009 12:35
Posted by:José Carlos Clementino
É sim, Clementino, eu adorava esses ônibus, não me esqueço jamais. E eu esqueci de incluir o 604. Quando eu andava muito neles, eram do 284 ou 917, no 624 já tinham aqueles outros Condor que eu falei, mais curtos. Marcelo, o único que era Frankenstein, como vc disse, era o 546, ele tinha Condor atrás e C.Paulista na frente. Isso depois de um certo tempo, não sei o que houve, mas inicialmente ele era todo Condor. Mas eu nao o inclui na lista porque depois tinha esse C.Paulista, daí já ficou duvidoso...Abraços! Fri 19-Jun-2009 23:03
Posted by:Temístocles Sávio
A Novacap, quando foi inaugurada em 1961, chamava-se amteriormente "Estrela DA Prata". A sua primeira linha foi a S-6 Bonsucesso x Campinho, depois esticada até Sulacap, quando a Sul America Capitalização criou o loteamento novo no início da década de 60. Sat 20-Jun-2009 08:59
Posted by:Antonio Alves
A Novacap, quando foi inaugurada em 1961, chamava-se amteriormente "Estrela DA Prata". A sua primeira linha foi a S-6 Bonsucesso x Campinho, depois esticada até Sulacap, quando a Sul America Capitalização criou o loteamento novo no início da década de 60. Sat 20-Jun-2009 08:59
Posted by:Antonio Alves
Caro Antonio Alves.
Se você leu o que escrevemos acima, perceberá que houve uma confusão de informações a respeito da fundação da Viação Novacap.
A Estrela de Prata era uma empresa a parte.

Um grande abraço.
Sat 20-Jun-2009 13:02
Posted by:Edvaldo Gonçalves edvaldo1962@globo.com
Na Revista do Ônibus, quando era aberto para qualquer um que acessava o site, diz a mesma coisa (a Novacap teria sido chamada de Estrela DA Prata). Não estou falando do jornalista errou ao que escreveu isso, mas, pode ser daqueles que informaram erradamente ao jornalista que escreveu a história da Novacap nesse site. Sat 20-Jun-2009 19:10
Posted by:Marcelo
Show Edvaldo é sempre bom vir visitar seu fotopage pois volto ao bom passado e vejo belas fotos e relíquias de ônibus muito obrigado por fazer um fotopage 1000% Parabéns

Convido a vcs a uma visita no:
http://nilbuss.fotopages.com
Com fotos da NS Lourdes com Thunder+I que sobraram, Sênior II S. Midi e os Megas IV DF e Normais
Sat 20-Jun-2009 23:08
Posted by:Nilton / Nilbuss nilbuss@hotmail.com
Caro Edvaldo,
Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo fotolog. Estive um tempo afastado do circuito e fiquei bastante contente com a qualidade e o nível deste espaço.
Com respeito à Novacap, pesquisas que fiz já faz algum tempo, me levaram a acreditar que o primeiro nome da Novacap, foi ESTRELA DA PRATA. Realemnte, não tem nada à ver com com ESTRELA DE PRATA. Mas uma coisa é certa: sua primeira linha foi a S-7 Bonsucesso x Campinho, depois Sulacap. A linha 917 Mallet foi criada anos mais tarde.
Abraços.
Sun 21-Jun-2009 21:28
Posted by:Antonio Alves
Caro Antonio Alves,
Mais uma vez agradeço-lhe por participar deste espaço democrático.
Sua observação pareceu-me reveladora de mais uma empresa a ser pesquisada : Estrela da Prata, e não Estrela de Prata.
Agradeço-lhe o elogio e o grande incentivo, pois manter um fotopages não é tarefa das mais fáceis.
São vocês com seus questionamentos, colaborações históricas, lembrando de um detalhe corriqueiro, etc. é que fazem com que o Ônibus em Debate seja um sucesso de todos nós.

Obrigado.

Um grande abraço.
Mon 22-Jun-2009 01:56
Posted by:Edvaldo Gonçalves edvaldo1962@globo.com
Bom dia Ed.
Bom dia para todos os amigos busólogos.

Voltei a essa sua Pasta para informar que o nosso http://zebuss.fotopages.com está atualizado com muitas novidades e antiguidades nas pistas desse nosso Brasil:

PASTA 115: Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Carmo e Além Paraíba (MG).
PASTA 114: Seropédica, Volta Redonda, Barra Mansa, Itatiaia e Resende.

O Encontro foi bom, mas sem o amigo, que fez muita falta, ficou um pouco sem graça. Não teve a Graça mas teve a Carla.

Abraços a todos
Zé Ricardo
Tue 23-Jun-2009 18:11
Posted by:José Ricardo de Castro Reis jrcastroreis@gmail.com  - [Link]
Grande Edvaldo!!
Cara, eu só tenho a te agradecer novamente, por ter abrilhantado o meu casamento com a sua presença!
Muito obrigado mesmo!!
Valeu!
Sun 19-Jul-2009 18:00
Posted by:Leonardo Roseira
Bom, agora estou voltando, já que estou com internet em casa novamente.
Da Novacap, eu só peguei a fase marrom e creme, com os Ciferais e Condors da 917. Naquela época, eram Bonsucesso x Mallet, fazendo ponto final na Capelinha. Nesta mesma praça, logo atrás do ponto do 917, havia outro ponto, do 739.
Depois, o 917 foi para a Praça Piraquara e o 739 foi extinto (retornou agora como Sulacap), ficando a Praça da Capelinha vazia.
Atualmente temos nesta praça uma lona cultural.
Houve um tempo também que o 916 foi esticado da Sulacap para a Capelinha.
Conta-se que a praça recebeu este nome por causa de uma capela contruída no local, onde sempre havia acidentes e atropelamentos.
Sun 19-Jul-2009 18:24
Posted by:Leonardo Roseira
Um esclarecimento: quando o ponto final do 917 foi transferido em 1987/88, o ponto final do 739 em Capelinha continuava NORMALMENTE até o ano de 1995/96 quando teve o intinerário extendido até Sulacap.

Com esse intinerário em Sulacap é que o 739 desapareceu em Junho de 2003 só voltando no fim do ano passado com alteração de intinerário.
Sun 19-Jul-2009 23:32
Posted by:Marcelo
Caros amigos, alguém se lembra ou têm fotos daquella pintura simpática da Novacap, no período de 1974 a 1978: vermelho carmim ( estilo Tinguá e Limousine carioca) e branco. Obrigado. Wed 28-Oct-2009 17:04
Posted by:Zaqueu Borges Leal borgeslealsilva@gmail.com


Add your comment
Name
Email (optional)
Register for updates Register for this Fotopage update (requires email)
Register for entry comments update (requires email)

More...
Link URL (optional)
verification Code
fill in the below number in the box





View complete fotopage


© Pidgin Technologies Ltd. 2008.